Ir para o conteúdo

Vencer a desinformação e promover a equidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
 
Hoje é um bom dia para refletirmos sobre o crucial papel de educador de nossos professores e professoras, tão necessário para o fortalecimento de uma instituição pública, como a Universidade Federal de Ouro Preto, especialmente em tempos desafiadores como os que estamos vivendo.
 
Os desafios são enormes e substantivos, pois envolvem, entre outros, os riscos à liberdade de nossas atividades acadêmicas e, conforme temos falado em outras ocasiões, os riscos à própria democracia.
 
Sabemos que a Universidade continua sendo o espaço onde se celebra a diversidade e a inclusão, sendo necessário, portanto, fortalecê-la. 
 
Temos intensificado as discussões sobre a democracia, principalmente sobre os caminhos para se manter esse ideário em nossa sociedade. Sabemos, contudo, que as incertezas que enfrentamos não podem ser subestimadas, o que reforça o nosso papel como professores e professoras nesse lugar.
 
Em um momento como este, devemos nutrir nossos alunos de valores que fortaleçam a formação de uma cidadania que vença a desinformação, fortaleça a crítica e promova a diversidade e a inclusão social, vencendo, inclusive, a desconfiança que se propaga em relação às instituições públicas.
 
Neste Dia dos Professores, portanto, reconhecemos não apenas sua dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão, mas o seu compromisso com a equidade, a justiça e a promoção de ideias diversas, ou seja , a sua missão de estimular o pensamento crítico rumo a uma sociedade mais justa e democrática. Parabéns!
 
Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini Júnior – Vice-reitor

 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais