Ir para o conteúdo

Cerimônia inaugura curso de especialização da Escola do Rio Doce

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Sylvio Netto
Foto de uma mesa de conferência com seis pessoas em pé atrás dela em um salão com decoração clássica, durante um evento educacional, com uma bandeira do Brasil e da instituição ao lado direito e uma apresentação projetada ao fundo com o título 'Curso de E
O curso de especialização da Escola do Rio Doce teve seu início marcado por uma cerimônia solene que reuniu os 96 cursistas do Programa de Formação Continuada de Educadores da Rede Pública dos Municípios Impactados pelo Rompimento da Barragem de Fundão, em Minas Gerais (Pebrid). O evento aconteceu na última quarta-feira (24), no Centro de Convenções Topázio Imperial, do Hotel Sesc de Ouro Preto.
 
O curso é realizado a partir de parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e a Fundação Renova e visa promover a formação continuada de professores da rede pública em 36 municípios atingidos pelo desastre da Barragem de Fundão.
 
 
Na ocasião, os coordenadores gerais do curso, o professor do Departamento de Educação da UFOP Marcelo Loures e a professora da Faculdade de Educação da UFMG Maria Isabel Antunes-Rocha, falaram sobre a origem do projeto, que começou com uma pesquisa de campo para compreender o impacto do desastre nas escolas desses territórios. Agora, a iniciativa se concretiza de forma prática, buscando reparar os danos por meio da educação, interrompendo o chamado "silêncio pedagógico" que se instalou nas escolas e entre os profissionais após o ocorrido.
 
 
A cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Graduação da UFOP, Adilson Pereira dos Santos, que ressaltou a responsabilidade da Universidade em contribuir para o desenvolvimento profissional dos graduados que atuam nos diversos setores das cidades mineradoras, seja como professores, seja na própria mineração. Ele ainda destacou que "é importante que nós possamos utilizar parte do recurso da reparação para incluir no currículo da Educação Básica uma reflexão comprometida com a reparação histórica das comunidades que testemunharam e têm sido impactadas com a morte do Rio Doce, movida e patrocinada pela mineração".
 
A assessora de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Leandra Felícia, enfatizou a importância de se pensar a reparação através da educação, comprometendo-se a contribuir para a continuidade do programa de formação educacional nas comunidades afetadas. Lucimar dos Santos Mendes Zanetti, diretora Educacional e Pedagógica da Superintendência de Ensino de Ouro Preto, expressou sua satisfação em fazer parte do projeto, ela considera que o projeto enfrenta um desafio educacional que precisa ser trabalhado.
 
 
Participaram também da solenidade o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP, Mateus Pereira, e a professora Maria de Fátima Almeida Martins, representando a Diretoria da Faculdade de Educação da UFMG. Ambos destacaram a importância do envolvimento de pesquisadores no projeto, ressaltando seu compromisso com a formação de qualidade voltada para os educadores atuantes nos territórios impactados pela barragem. O gerente de Educação, Turismo e Cultura da Fundação Renova, Felipe Moura, também esteve presente e enfatizou o impacto positivo do projeto, que, em colaboração com as universidades, capacita a educação pública e auxilia os territórios afetados a agirem na prevenção de tragédias semelhantes no futuro.
 
 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais