Ir para o conteúdo

Escola de Minas é destaque em conferência internacional no Panamá

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo pessoal
Foto de um fotógrafo no canto esquerdo fotografando o professor Paulo Assis recebendo sua homenagem pelo presidente do evento, Florian Kongoli, na parte direita da foto
 

Uma delegação da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) representou o Brasil no Sustainable Industrial Processing Summit (Sips), realizado no Panamá, e foi destaque no evento. Cinco alunos da graduação em Engenharia (de Minas, Metalúrgica e Ambiental) e quatro alunos dos programas de pós-graduação em Engenharia de Materiais (Redemat) e em Ciência – Física de Materiais (Fimat) participaram do encontro.

O professor Paulo Assis, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Demet) e do Redemat, também participou e foi homenageado pelo Sips. Em reverência ao docente, o simpósio destinado ao debate sobre produção sustentável de ferro e aço foi intitulado "Assis International Symposium on Advanced Sustainable Iron & Steel Making".

A homenagem ao docente é justificada no site do evento pela importância de sua prática de pesquisa, que "sempre foi movida pela curiosidade e pela tentativa de dar e desenvolver tecnologia. Todas são caracterizadas pelo pensamento crítico, pela criatividade e por um desejo insaciável de compreensão".

O professor conta que foi gratificante receber a honraria, além da oportunidade de estar junto com seis pesquisadores premiados com o Nobel. Ele também menciona que "isso representa um reconhecimento internacional, mostrando o quanto a tecnologia tem sido desenvolvida no nosso país".

escola_de_minas_e_destaque_em_conferencia_internacional_no_panama_1.png

Arquivo pessoal
Foto de Dimas sorrindo para a câmera enquanto segura na sua mão direita uma certificação de papel e na outra segura o prêmio ganhado no simpósio
Dimas Pereira Costa com seu prêmio Young Stars Award
PARTICIPAÇÃO DISCENTE – Entre os alunos, destacou-se o estudante do Redemat Dimas Pereira Costa, que apresentou o artigo "Biomass Consumption in a Steam Generator in the Context of the Brazilian Scenario". O estudante da UFOP foi um dos ganhadores do Prêmio Wüthrich Internacional Young Star Award, que leva o nome do professor Kurt Wüthrich, contemplado com o Nobel de Química de 2002.

No artigo, é apresentada a disponibilidade de biomassa no Brasil, assim como as características e níveis de emissão do setor. O estudante explica que a motivação nos estudos "vem da curiosidade e da vontade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade". Segundo Dimas, "a economia de baixo carbono possui diversas iniciativas, assim como o sequestro de CO2 no processo, e o Brasil possui vantagens climáticas, geográficas e em sua matriz energética".

Os demais estudantes apresentaram trabalhos com temáticas variadas referentes à sustentabilidade, como: economia circular; bioenergia; descarbonização na siderurgia; processamento das ligas de Ni-Ti; e comparação de duas rotas de produção de bioplástico.

O evento aconteceu no Panamá, de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023, e reuniu diversos pesquisadores de todo o mundo, entre eles nove ganhadores do Prêmio Nobel.

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais