Ir para o conteúdo

Grupo de pesquisadores da UFOP publica artigo na revista Scientific Reports

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A pesquisa foi publicada no ínicio deste mês em uma das revistas do grupo Nature, a Scientific Reports. O tema central é uma nova representação do batimento cardíaco para um sistema de detecção automática de arritmias cardíacas.

O artigo, intitulado "Inter-Patient ECG Heartbeat Classification with Temporal VCG Optimized by PSO", é de autoria do aluno Gabriel Carvalho Garcia, com orientação dos professores do Departamento de Computação Gladston Juliano Prates Moreira e Eduardo José da Silva Luz, que pertencem ao  CSILab (Laboratório de Computação de Sistemas Intelingentes). O artigo é resultado de um projeto de iniciação científica, que conta também com a colaboração do professor David Menotti, vinculado à Universidade Federal do Paraná. 


Gabriel Garcia conta que se interessou pelo assunto assim que teve a oportunidade de trabalhar no projeto. "A ideia de aplicar inteligência computacional em um problema da medicina me pareceu intrigante", afirma. Ele destaca que "no desenvolvimento do trabalho, [teve] a oportunidade de aprender sobre diversos temas relevantes da computação e até da biomedicina". 

O grupo de pesquisadores explica que o trabalho propõe um sistema responsável por detectar e classificar arritmias cardíacas utilizando o eletrocardiograma e uma nova representação do sinal do eletrocardiograma. Para eles, "classificar e detectar arritmias cardíacas pode ser uma tarefa árdua e difícil para um especialista. Por isso, métodos automáticos para a realização dessa função são altamente desejados".   

Sobre os resultados obtidos, Gabriel Garcia avalia que foram promissores, e ressalta a importância da UFOP como "instituição que valoriza e incentiva a pesquisa".