Ir para o conteúdo

Pesquisa na área de Estatística da UFOP e da Universidade Harvard monitora dados sobre drogas e vacinas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Realizado pelo Departamento de Estatística (DEEST) da UFOP e pela escola de medicina da Universidade Harvard, o projeto “Software For Near Real-Time Post-Market Drug and Vaccine Safety Surveillance” disponibiliza um site que tem como objetivo realizar um monitoramento estatístico de dados sobre drogas e vacinas recém-comercializadas. O site também analisa outros tipos de dados sequenciais e pode ser utilizado por pesquisadores de várias áreas, já que possui expressões acessíveis e facilitadas para a linguagem estatística.

O professor do DEEST, Ivair Ramos Silva, é o coordenador da parte brasileira do projeto, que tem como liderança principal o professor Martin Kulldorff, da Escola de Medicina de Harvard. Silva também é o corresponsável pelo desenvolvimento das soluções de probabilidade e estatística e o encarregado da manutenção do pacote Sequential, que processa a análise de dados. 

O DEEST participa do projeto por meio de um acordo de cooperação técnico-científica entre a UFOP e o Brigham and Women’s Hospital, um dos hospitais de ensino da Universidade Harvard que faz parte da pesquisa. O projeto é patrocinado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, uma das maiores agências de pesquisa biomédica do mundo. 

O site do projeto pode ser consultado no link. Os coordenadores Ivair Silva e Martin Kulldorff possuem um artigo sobre o tema da pesquisa — Análise sequencial de eventos adversos pós-vacinais —, que está disponível para download gratuito no link.