Ir para o conteúdo

Professores do curso de Jornalismo lançam livro sobre práticas em comunicação e cidadania

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ativismos, segurança digital e narrativas autônomas
O livro "Ativismos, Segurança Digital e Narrativas Autônomas", organizado pelos professores do curso de Jornalismo Adriana Bravin e Evandro José Medeiros Laia, será lançado nesta quinta-feira (25), no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa), durante o I Seminário Cultura Fotográfica. Também ocorrerão o lançamento da revista de extensão "Re.latos", do Departamento de Jornalismo (Dejor), e a inauguração da Galeria de Fotografias do Icsa, com a exposição "Olhares Comunitários".
 
O livro reúne as reflexões em torno das práticas em comunicação e cidadania digital originadas em um seminário realizado remotamente em 2021 no âmbito de dois projetos extensionistas coordenados pelos docentes, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFOP. O seminário contou com a participação de especialistas do Coletivo Intervozes de Comunicação e da Artigo 19, organizações não governamentais engajadas na defesa do direito à comunicação e à liberdade de expressão e de informação, e na luta por uma mídia democrática e uma internet livre e plural.
 
A obra inaugura a Coleção Cidig, da Plataforma Internacional para a Cidadania Digital, uma rede de pesquisadores brasileiros e estrangeiros cujo objetivo é discutir e compor um processo de "cidadania" disseminativo e participativo, buscando repensar os significados desse termo nos contextos digitais contemporâneos.
 
De acordo com os autores do livro, "a obra é voltada para ativistas, professores, estudantes e interessados nos temas da Comunicação, e tem o objetivo de propor uma mirada introdutória ao direito fundamental à Comunicação, previsto no artigo 5º da Constituição Brasileira de 1988, mas também presente no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Porém, o objetivo é oferecer um olhar contemporâneo sobre os temas, a partir de uma abordagem que busca superar uma visão essencialista da comunicação midiática, observando o fenômeno a partir de uma abordagem sistêmica que temos forjado em trabalhos teóricos, observações empíricas e experimentos práticos no mapeamento e na produção de controvérsias comunicacionais envolvendo jornalistas profissionais, comunicadores digitais e produtores de narrativas autônomas ligados aos seus territórios de origem".
 
O livro "Ativismos, Segurança Digital e Narrativas Autônomas" pode ser baixado gratuitamente pelo link. 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais