Ir para o conteúdo

UFOP recebe recursos para obras de reparos dos danos causados pela chuva

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Antonio Laia

Após meses de articulação e negociação junto ao Ministério da Educação, a UFOP recebeu um montante de R$ 800 mil para ser utilizado na reparação dos danos causados pelas chuvas ocorridas em setembro deste ano. O valor foi recebido pela Universidade na última sexta-feira (25), depois da negociação realizada pelo reitor Marcone Jamilson Freitas Souza. 

Os prejuízos envolvem a inundação do Centro de Saúde, causada pelo grande volume de água recebido pelo sistema de drenagem e esgotamento do campus, assim como avarias nos telhados, forros e esquadrias arrancados pela força do vento.  

Diante desse cenário, a Universidade encaminhou ao Ministério da Educação um memorial fotográfico e descritivo, além de planilhas orçamentárias para o reparo de todos os danos ocorridos nessas instalações. O recurso recebido será utilizado, por exemplo, para reestruturação da rede de esgoto e pluvial; aquisição de materiais e equipamentos em substituição aos danificados; reparações de telhados, entre outras manutenções.  

Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad), Greiciele Macedo, "esse recurso veio em boa hora, pois vários prédios e instalações da Universidade foram afetados pelas chuvas e, diante da atual situação financeira da Instituição em face aos cortes de recursos sofridos ao longo dos últimos anos, não haveria condições de realizar a manutenção necessária nos prédios e instalações sem esse aporte financeiro". 

Na avaliação do prefeito do campus universitário, Edmundo Dantas, as obras terão início até o começo do próximo mês, uma vez que a fase documental da contratação foi concluída há algum tempo e estava aguardando apenas a chegada dos recursos para iniciar os trabalhos. Apesar de o período de chuvas não ser o ideal para a realização deste tipo de intervenção, as condições causadas pela ação das chuvas e ventos não deixa alternativa além da realização imediata dessas obras.