3º Seminário de Jornalismo Audiovisual da UFOP

15/06/2022 - 19:00 até 21:00
O Seminário tem caráter expositivo, reflexivo e articula diálogos sobre temas contemporâneos dentro da linguagem audiovisual, especialmente o telejornalismo e seus desdobramentos, além de conceitos e propostas ligados à inovação na área. A atividade busca instituir um lugar de encontro e intercâmbio de experiências, saberes, metodologias, acervos e redes entre pesquisadores, estudantes, professores, profissionais do setor e o público em geral.

O seminário é organizado pelo Laboratório de Criação e Produção Audiovisual de Jornalismo da UFOP, coordenado pelo professor Adriano Medeiros, com o apoio dos mestrandos Kelen Barros e Vitor Secchim e do monitor da disciplina de Telejornalismo, Pedro Olavo. O evento é aberto ao público, mas a entrada para as mesas temáticas pode ser feita, de forma gratuita, pelo link.

Nesta terceira edição, a programação do evento inclui um debate e uma palestra:

Tema 1 - Direto do front: a cobertura televisiva em conflitos armados
Convidados: Leonardo Benassatto, videojornalista na Reuters News Agency, indicado como Videojornalista do Ano no Reuters Journalist of the Year Awards (2019 e 2020). E Gabi R. Furst, correspondente internacional independente que colabora para a Rádio França Internacional, SBT, jornal O Globo, Rádio Itatiaia (MG), portais UOL e G1.

Tema 2 - Subjetividade imaginada através da crônica para TV
Convidado: Humberto Borges, vencedor do prêmio Esso de jornalismo (1974). Trabalhou em importantes veículos de comunicação, como Correio da Manhã, TV Manchete, O Pasquim, TV Educativa e Rede Globo de Televisão. Parte de suas crônicas audiovisuais está disponível no canal Saltimbanconet.

O evento vai ser transmitido pelo canal do projeto no YouTube

Google Meet