Data:
28/05/2026 - 09:00 até 30/05/2026 - 15:00
Descrição:
Com o tema “Vozes, narrativas e práticas culturais nos contextos africano e brasileiro”, o II Evento Científico Internacional sobre Educação, Cultura e Leitura tem o objetivo de fortalecer diálogos transatlânticos entre pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de países africanos de Língua Portuguesa, com foco na implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.
O evento é resultado da pesquisa de pós-doutorado da professora do Departamento de Educação (Deedu/UFOP) Cristina Sacramento, desenvolvida na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com estágio sanduíche na Universidade Agostinho Neto, em Angola. A proposta dá continuidade às articulações iniciadas na primeira edição do evento, realizada em abril de 2025, na Universidade Agostinho Neto, com o tema “Literatura infanto-juvenil: um debate sobre ensino-aprendizagem, história e cultura”.
A programação será realizada em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão remota pelo canal do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/UFOP). Durante os três dias, o encontro reunirá pesquisadoras/es, intelectuais indígenas e quilombolas, além de especialistas em saberes tradicionais, em conferências, painéis, mesas temáticas, minicursos e oficinas. As atividades terão como eixo central a valorização da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.
O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas.
Local:
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Manter em Destaque:
Não



Ouvidoria




