II Jornada NEPPAI

07/12/2022 - 08:00 até 15:00
A II Jornada do Neppai - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação tem por objetivo discutir os desafios dos processos de alfabetização que aconteceram remotamente durante o período da pandemia e o momento atual, com a volta das aulas presenciais.

O evento é destinado a professores e professoras da Educação básica, alunos de graduação e pós-graduação e interessados na temática da alfabetização e inclusão. As inscrições podem ser feitas no Sympla.

Atenção: os minicursos acontecem de forma simultânea. Cada participante pode escolher apenas um minicurso.

Confira a programação:

9h às 11h - Minicursos:

1 - "Um olhar para os livros ilustrados em turmas de alfabetização"

Professores Hércules Corrêa e Daniela Pena
2 - "Consciência Fonológica na Alfabetização: propostas práticas para a sala de aula"

Mestranda Cléa Braga e Doutoranda Janaína Oliveira Gonçalves
3 - "(Re)pensar sobre a inclusão"
Doutorando Fabrício de Paula Santos e TAE Marcelo Santana
4 - "Alfabetização de Surdos ou Ensino de Português como Segunda Língua? Diferenças e práticas"
5 - Educação intercultural, decolonialidade e formação docente.

Doutorando Wesley de Matos

14h às 16h - Mesa:

"Pandemia, alfabetização e inclusão: do ensino remoto emergencial ao retorno presencial", com presença dos representantes da Secretaria Municipal de Educação de Mariana.

Professores Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ) e Marco Antônio Melo Franco (UFOP)

Mediação: Professora Paula Cristina de Almeida Rodrigues (UFOP)

Intérpretes – Cain/UFOP

Cancelamentos de inscrições pagas serão aceitos até sete dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento. Saiba mais.

Instituto de Ciências Humanas e Sociais