III Congresso Internacional de Cidadania Digital

25/11/2022 - 07:30 até 11:00
Com o tema "A comunicação da floresta e a conexão de todas as coisas", a terceira edição do evento apresenta discussões interdisciplinares, propondo reflexões sobre tendências e características desta nova época da cidadania, marcada pela colaboração das tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas cidadãs no coração da Amazônia. O Congresso é promovido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e com diversas universidades brasileiras, entre elas a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Os professores do Departamento de Jornalismo da UFOP, Lara Linhalis e Evandro Medeiros, coordenam o Eixo Temático "Jornalismos possíveis: ecologia de traduções de mundos".

A programação do III Congresso Internacional de Cidadania Digital inclui sete mesas de diferentes eixos temáticos:

1) Epistemologias reticulares: o protagonismo dos não-humanos e a comunicação pós-antropocênica;
2) Práticas de cidadania digital para se conectar com a Floresta Amazônica;
3) O local digital das culturas;
4) Net-ativismo, participação e conflitos em redes;
5) Jornalismos possíveis: ecologia de traduções de mundos;
6) Tecnologias imersivas e formação no contexto da Cidadania Digital;
7) Uma outra universidade possível.

As principais atividades do evento serão transmitidas online.

Mais informações no site.

Universidade Federal do Amazonas, Online