Data:
04/09/2025 - 19:00 até 21:00
Descrição:
A obra apresenta a jornada de um Brasil pouco abordado pelos livros, onde passado e presente se confundem a todo instante, trazendo uma narrativa que reconstrói a memória de um território esquecido. A resistência é presente nas vozes de quem ficou e se recusa a abandonar sua história.
O território em questão é o distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto, que foi um importante polo cultural e industrial do Brasil por causa de sua estação ferroviária, de extrema relevância para a região, e onde foi instalado um dos primeiros altos-fornos da América Latina. O local chegou a ter 4 mil habitantes e, hoje, possui 100 moradores distribuídos entre as ruínas.
"A Cidade que Ainda Sonha" aborda o silêncio de Miguel Burnier, a antiga ferrovia e o avanço da mineração, mostrando como a ideia de prosperidade se transformou em uma vida pacata. O documentário de 52 minutos é uma produção da Camisa Listrada BH, em coprodução com a Navalha Produtora Audiovisual, de Ouro Preto, e Cristina Cairo Arquitetura. O filme foi dirigido por Marco Aurélio Ribeiro, proprietário da Navalha e residente em Ouro Preto, que frequentou Miguel Burnier por quase dois anos.
Local:
Anexo do Museu da Inconfidência - Cine Vila Rica
Manter em Destaque:
Não



Ouvidoria




