Júlia Mara Cunha
A comunidade universitária participou nessa segunda (15), no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, do lançamento do Programa de Incentivo à Inovação (PII). O evento contou com a presença da vice-reitora, Célia Maria Fernandes Nunes, do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Sérgio Augusto Lourenço, do diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) do Estado, Marden Márcio Magalhães, da analista técnica da Unidade de Acesso à Inovação e Sustentabilidade, Andrea Furtado de Almeida, e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFOP, Rodrigo Fernando Bianchi, que destacaram a importância desse tipo de programa para a Universidade e para a sociedade.
"A UFOP quer despertar o perfil empreendedor nos corpos técnico, discente e docente, numa ação de direcionamento educacional que chamamos de universidade empreendedora e que envolve conhecimento, habilidade e atitude", comenta Bianchi. Segundo Marden Márcio Magalhães, o PII vai auxiliar os pesquisadores a transformarem seus projetos de prateleira em produtos que vão para o mercado e que modifiquem e facilitem a vida das pessoas.
O evento contou, ainda, com uma palestra da empreendedora e fundadora da escola de empreendedorismo FazINOVA, Bel Pesce, que contou a sua trajetória acadêmica e a maneira como empreender pode ir além da criação de um produto. "Temos que criar para ajudar outras pessoas. Ter sucesso depende de cada um, porque não adianta ter conexão, ferramentas e conteúdo se você não busca ir além", comenta Pesce. A empreendedora elogiou a iniciativa da UFOP e dos parceiros na criação do PII e ressaltou que "os pesquisadores vão ter a oportunidade de ter uma visão externa do mercado, testar os produtos, e a presença da Universidade vai contribuir para levar à frente esses projetos".
Para o estudante Vitor Moreira Felix, do 5º período de Engenharia de Produção, o evento apresentou o programa como sendo uma oportunidade de concretização de projetos em potencial. "A palestra da Bel Pesce foi interessante por evidenciar que o fracasso é comum e que, a partir dele, podem ser escritas histórias de sucesso, desde que você não desista assim que os empecilhos começarem a aparecer."
Clique e confira a entrevista com Bel Pesce realizada pela Rádio UFOP Educativa .
O Programa de Incentivo à Inovação
O PII, iniciado na UFOP em 2013, busca trazer para a Universidade a aceleração do processo de transformação dos projetos de pesquisa da Universidade em inovações tecnológicas e oferece ao pesquisador a oportunidade de transferência de tecnologia ou de geração de empresas de base tecnológica.