Ir para o conteúdo

Dia do Engenheiro Ambiental é celebrado em janeiro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daiane Bento

Em 31 de janeiro, comemora-se o Dia do Engenheiro Ambiental. O curso de formação profissional na área, em nível superior, existe no Brasil há mais de 20 anos: em 1992, a Fundação Universidade Federal do Tocantins ofereceu pela primeira vez a graduação no País, que foi oficializada pelo Ministério da Educação (MEC) dois anos depois.

A área ainda é pouco conhecida, principalmente pelos setores empresariais, mas a crescente preocupação com questões ambientais tem levado o mercado de trabalho a crescer e a se consolidar para essa área da engenharia.

"O que mais me chamou a atenção na engenharia ambiental durante o ensino médio foi o desafio. A profissão ainda tem muito espaço a conquistar no País. Gosto de considerá-la uma engenharia inversa, onde nosso papel é evitar e solucionar problemas que muitas vezes foram consequência de processos de outras engenharias”, conta Lucas Rodrigues, estudante do curso na UFOP. 

Em 2000, a graduação foi implantada na Escola de Minas da Universidade, onde já se formaram centenas de engenheiros desde 2005, quando a primeira turma diplomou-se. “Na Escola de Minas, temos a chance de estudar a parte técnica, mas também sair com uma boa base de gestão que nos facilita na atuação como centralizadores de equipes multidisciplinares. Um grande diferencial também é a oportunidade de focar o curso na parte de geociências e mineração, característica única dentre as demais escolas de engenharia ambiental do País”, explica Lucas. 

O estudante também conta como é fazer o curso na UFOP: “Estou feliz com o rumo que o curso tem tomado, principalmente na inserção no mercado de trabalho dos ex-alunos da Escola de Minas. Acredito que esse fato deve-se tanto à qualidade do curso quanto à vida universitária em Ouro Preto, que nos ensina a ter um perfil proativo; característica valiosa no competitivo e enxuto cenário atual”. 

O Guia do Estudante Abril considerou o curso de Engenharia Ambiental da UFOP como um dos 14 melhores do Brasil, em 2013. Ele conta em sua grade curricular com 3.910 horas distribuídas em 65 disciplinas obrigatórias e mais uma dezena de disciplinas optativas nos mais diferentes ramos da modalidade.