Criado por Gabriel Campbell em seg, 04/04/2016 - 09:44 | Editado por Patrícia Pereira há 8 anos.
O Projeto 'Democratizando a produção poética na Rede de Ensino de Mariana - MG', executado pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mariana (2013-2015), foi premiado no Prêmio VivaLeitura - 2016.
Escritores da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, com sede na cidade de Mariana – MG, em parceria com a Rede Municipal de Ensino, mostram ao longo do ano letivo, suas experiências poéticas através de oficinas literárias previamente agendadas e planejadas, utilizando como suportes duas formas sintéticas: o haicai e a aldravia, para um público diversificado de alunos, professores, funcionários, frequentadores de bibliotecas (especialmente em escolas situadas em Distritos e bairros).
A partir das oficinas literárias, a comunidade escolar é incentivada a produzir poesias que são divulgadas no ambiente virtual (facebook) e encaminhadas para edição de antologia especial dos alunos da Rede Municipal de Ensino, com série de lançamentos, saraus, autógrafos, premiação das melhores poesias, além de distribuição gratuita de exemplares dos livros para os autores, bibliotecas, pontos de leitura e comunidade.
Segundo um dos participantes do projeto, o professor da UFOP José Benedito Donadon, a contribuição deste projeto para a melhoria da leitura na cidade é a de ampliar as oportunidades dos cidadãos, que, leitores proficientes e conscientes, saberão melhor analisar as demandas de sua comunidade. Incrementa, ainda, as ações curriculares de Língua Portuguesa com nova abordagem pedagógica, unindo a experiência de escritores da cidade às atividades educacionais cotidianas das escolas, beneficiando toda comunidade escolar, estimulando a leitura, o talento, a capacidade criativa e a produção poética.
Sobre o prêmio
Elaborado em 2006, como desdobramento do Ano Ibero-Americano da Leitura, o Prêmio Vivaleitura integra o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), com objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura no País. Iniciativa dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. A cerimônia de premiação será realizada em abril, em Brasília.