A Sociedade de Geofísica Aplicada (SGA) promoveu o I Workshop de Geofísica da Escola de Minas, com o tema "Geofísica: O futuro da prospecção mineral". O evento teve a participação de grandes profissionais e acadêmicos da área, com apresentação de palestras e discussões a respeito dos estudos e métodos geofísicos e suas aplicações na prospecção mineral. Além disso, o Workshop ofereceu um curso introdutório à ciência da geofísica.
Entre os convidados estava o ex-aluno da Escola de Minas, Remo Machado, com a palestra "Magnetometria Terrestre na Pesquisa de Ouro - Exemplo de Aplicação na Região Amazônica". A apresentação foi um exemplo de aplicação de magnetometria (um método de Geofísica que investiga feições geológicas em subsuperfície a partir de perturbações locais no campo magnético terrestre). Segundo o palestrante, essa palestra foi montada de forma a apresentar como se faz uma campanha de aquisição de dados, dividida nas etapas de iniciação, planejamento, execução e encerramento das atividades.
Machado ainda destacou a importância do Workshop para a Universidade. "Além de gerar um intercâmbio de conhecimentos, mostra o interesse dos alunos em se aprofundar no assunto, buscando conhecer as perspectivas do mercado", diz Machado, completando que a sensação de voltar ao auditório do Depatamento de Geologia (Degeo), mas, desta vez, como palestrante, "me dá um orgulho enorme, e principalmente, uma sensação de estar retribuindo um pouco daquilo que me foi passado", reconhece.
O evento contou ainda com mesa redonda e outras atividades. Entre os demais convidados estavam os professores e convidados Maria Sílvia Carvalho Barbosa, Antonino Juarez Borges, Manuelle Santos Góis, Thiago Augusto Madeira e Antônio Seabra.