Criado por Daiane Bento em qui, 12/05/2016 - 11:53 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
O primeiro workshop internacional do curso de Nutrição da UFOP teve como destaque, entre os participantes, o professor Nicola Cícero, da Università degli studio di Messina, região da Sicília, na Itália. Ele fez uma abordagem sobre os óleos de oliva e queijos. O workshop aconteceu de segunda (9) a quarta (11).
Conforme Cícero, os óleos de oliva sicilianos são considerados os melhores do mundo em quesitos nutricionais, assim como o queijo característico daquela região. "São nove províncias na Sicília e cada uma possui uma produção de um óleo bem específico, com altíssima relevância benéfica e substâncias antioxidantes utilizadas na prevenção de doenças", explica o professor.
O pesquisador conta que esse é apenas um dos trabalhos desenvolvidos no PanLab, laboratório de referência mundial em pesquisa de alimentos funcionais, plantas medicinais, vinhos e queijos italianos, coordenado por Dugo Giacomo, fundador da Escola de Ciência Enogastronômica. Nele, são analisadas as composições química e nutricional, assim como os contaminantes presentes em alimentos de todos os tipos.
Sobre a participação no evento da UFOP, ele destacou que a Universidade tem diversas possibilidades de estudo na área de nutrição, mas deve-se aprofundar na caracterização de frutos e alimentos típicos brasileiros de forma geral, na perspectiva de potencialidades de substâncias naturais. "O descarte das indústrias alimentícias brasileiras também deve ser estudado, a fim de recuperar substâncias nutritivas isoladas presentes nesses alimentos que são jogados fora, assim como um grupo de estudos que possuímos na Sicília", orienta Nicola.
Além do PanLab, Nicola Cicero e Dugo Giacomo são co-fundadores de uma empresa incubada dentro da Universidade, a Science 4life, onde presta serviços e participa de projetos de extensão para buscar novas substâncias naturais, procurando novos parceiros para conseguir colocar o produto no mercado.
A professora Rosana Gonçalves, doutora em fitotecnia farmacêutica da UFOP, trabalha com o professor na área de frutos do cerrado e explica que a participação de Cícero - que ficará 20 dias no Brasil, a fim de conhecer a Instituição, assim como os alunos da Universidade da Flórida - significa um intercâmbio muito importante entre Universidade e países. "Isso pode acrescentar muito para a UFOP em termos de ensino e pesquisa", acrescenta Rosana.