O Festival de Inverno é brindado com uma exposição de obras de artistas da Associação Marianense dos Artistas Plásticos (AMAP), uma entidade que reúne cerca de 30 profissionais de várias partes do país.
A exposição, que conta com esculturas, pinturas, cerâmicas e metais personalizados, além de desenhos, também realiza a venda de obras. A AMAP está localizada na rua Direita, no centro de Mariana, e fica aberta pra visitação durante todos os dias da semana. Seu horário de funcionamento é de 9h às 20h. A Casa de Arte e Artesanato de Mariana, que fica no mesmo prédio da Câmara Municipal da cidade, abriga uma extensão dessa exposição. A entrada nos dois locais é gratuita.
HISTÓRIA - A Associação foi planejada por um grupo de cinco artistas e fundada em 2008. Esses artistas, que no começo se reuniam em seus próprios ateliês, perceberam a necessidade de unirem seus trabalhos para atingirem a um maior e diversificado público. Sem sede própria, a AMAP iniciou uma conversa com a prefeitura da cidade que passou a contribuir pagando o aluguel do espaço que hoje abriga as exposições.
“Trabalhos estão sendo feitos para sinalizar melhor o prédio da associação, pois percebemos que há uma dificuldade para que os visitantes localizem o local”, destaca o presidente da Associação, Roberto de Lima. Ainda assim, segundo ele, a exposição tem recebido um número maior de visitantes graças ao Festival de Inverno.
O Festival de Inverno tem contribuído para a divulgação dos trabalhos e para a promoção da cultura marianense. “A AMAP está sempre de portas abertas, tanto para os visitantes, quanto para aqueles artistas que queiram trocar experiências e conhecimentos, todo esse intercâmbio é muito importante”, afirma Lima.
Voltar à página do Festival