Ir para o conteúdo

Forproex é marcado pela troca de experiências entre universidades públicas de todo o país

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Covalski

O 40º Encontro Nacional do Forproex, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, é sempre realizado em conjunto com o CBEU, Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. O encontro trouxe representantes das Pró-Reitorias de 165 universidades para Ouro Preto.

Sobre sediar o evento na Universidade, a pró-reitora de Extensão da UFOP, Ida Berenice Heuser do Prado, destacou "o fato de a Universidade estar inserida nas atuais políticas públicas de extensão no Brasil e poder mostrar todo o trabalho produzido aqui em relação à extensão universitária, além da troca de experiências entre as universidades públicas", assinalou. 

O presidente do Fórum, Marcos Antônio Cunha Torres, pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás, ressaltou a construção do evento em parceria com a universidade. "A UFOP estruturou um espaço privilegiado para esse debate, com um ambiente agradável e assegurou o envolvimento de diferentes setores na discussão, o que favorece o debate, apesar do contexto ser de muita tensão e dificuldades, considerando as mudanças que o país vive", afirmou. Torres comentou os trabalhos de divulgação do CBEU. "Houve muita sensibilidade por parte da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP na construção dos materiais, que permitiram uma divulgação importante, o que amplia a participação, em especialmente do CBEU, que tem nesta edição cerca de 4 mil inscritos entre professores e estudantes", afirmou. 

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de São João del Rey, Ivan Vasconcelos, "o Fórum de Pró-Reitores é fundamental para entendermos a conjuntura atual do país, e, de certo modo, traçar ações em conjunto, para que a extensão se aproxime cada vez mais de uma visão crítica sobre o papel social da universidade, mas também de uma visão crítica de como interferir nas políticas atuais de fomento tanto à cultura, quanto à extensão", defendeu.

FORPROEX SUDESTE - A programação do Forproex foi finalizada na manhã de ontem (7) com a reunião de trabalho do Forproex Sudeste. De acordo com a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, Jussara Guimarães, o principal encaminhamento foi a escolha das próximas instituições que sediarão o evento. “A Universidade Federal de Minas Gerais recebe o Fórum em abril e a Universidade Federal do Rio de Janeiro em setembro”. 
 
As mesas do primeiro semestre também foram definidas. Assuntos como acreditação curricular e o diálogo com as reitorias de ensino, pesquisa e extensão serão discutidas, além do trabalho em rede, tecnologias e produção, movimentos sociais e o debate sobre a diversidade e liberdade de gênero.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais