Criado por Gabriel Campbell em qui, 08/09/2016 - 14:54 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
A 7ª edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), sediado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), teve início nessa quarta-feira (7) com o auditório do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto lotado. O evento tem a proposta de expor trabalhos feitos pelos alunos das instituições públicas para gerar reflexão e o intercâmbio de ideias e soluções para além do ambiente universitário. Estiveram na mesa de abertura o reitor Marcone Jamilson Freitas Souza e a pró-reitora de Extensão da UFOP, Ida Berenice Heuser, juntamente com o presidente e vice-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex).
03311_dsc_0100_6220809238572852196.jpg
“É uma honra para a UFOP sediar este importante evento que vem para contribuir com a consolidação da extensão enquanto uma das atividades pilares das universidades. O sucesso é garantido devido ao número de inscritos vindos de diversos cantos do nosso país comprometidos com o valor da educação e com a melhoria das integrações das nossas instituições com a sociedade”, afirma o reitor Marcone Jamilson.
Participam do CBEU, por exemplo, três estudantes de Ponta Grossa, no Paraná. Tais Cruz, Marina Fogaça e Isadora Rocha consideram o evento muito importante para sua formação acadêmica. “Tem bastante importância, pois é um evento de nível nacional. Além de ser uma oportunidade de expor nossos trabalhos, podemos integrar contribuindo para gerar ideias e aprimoramentos para a nosso projeto”, conclui Mariana.
03317_dsc_0027_editar_3575089000922031788.jpg
Logo após a cerimônia de abertura, aconteceu a conferência "Inovação e emancipação: valores humanos, tecnológicos e ambientais ministrada pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Valdiney Gouveia, na qual foram discutidos possibilidades de inovar os setores de pesquisa e indústria conciliando a responsabilidade para com o ser humano e o meio ambiente; progredir sem destruir.
Além dos projetos de extensão apresentados pelos alunos e ex-alunos, esta edição fornecerá uma programação cultural vasta durante todo o decorrer desta semana. Os eventos, de entrada franca, vão desde peças de teatro e intervenções artísticas até exibição de filmes e exposições.
Confira a matéria da TV UFOP sobre o CBEU: