Criado por Fernando Cássio em qua, 21/09/2016 - 16:00 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
A VII edição do Sou Mais Juventude aconteceu ontem (20) no ICHS. Com o tema "Qual o lugar dos jovens na contemporaneidade?", o evento contou com a participação de professores de universidades estrangeiras e teve em sua programação debates e lançamentos de livros.
Na mesa “As políticas públicas e a inserção dos jovens no mundo do trabalho”, estiveram presentes as professoras Cristina Filgueiras e Regina Medeiros, ambas da PUC Minas. Elas abordaram os desafios encontrados pelos jovens no momento de ingresso no mercado de trabalho.
De acordo com Cristina, o papel das políticas públicas nesse contexto está atrelado à atuação do estado. “As políticas públicas contribuem com uma atuação do estado em relação ao incentivo às atividades econômicas, de regulamentação do mercado de trabalho, de vigilância e apoio aos direitos dos jovens” destaca. A socióloga ainda citou as etapas de criação de uma boa política pública. “Uma política pública tem que ter, em termos de programas, um bom diagnóstico; em segundo, ter um projeto de sociedade; e por último, mobilizar o conhecimento, as técnicas já existentes” finalizou.
Para a professora e antropóloga Regina Medeiros, atualmente os jovens têm mais acesso à informação, e até mesmo à educação, do que ao emprego e o que eles buscam é uma autonomia financeira. “Os jovens têm muita facilidade de acesso aos meios de comunicação, e estão em constante contato com as novas tecnologias, porém o mercado de trabalho acaba não absorvendo todos eles, gerando assim taxas significativas de desemprego e problemas sociais” ressaltou Regina.