A Aldrava Letras e Artes comemorou, em setembro, seu 16º ano de fundação. Na próxima semana, entre os dias 13 e 15 de outubro, será realizada a 5ª Semana de Arte Aldravista, em Mariana. Dentro da programação, estão previstos lançamentos de livros, solenidade de instalação da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infanto-Juvenil de Mariana (ABRAAI), palestras, homenagens e exposição.
De acordo com um dos organizadores do evento, José Benedito Donadon-Leal, o lançamento do livro "Mineralamas" será um dos pontos altos da 5ª Semana de Arte Aldravista. A obra busca expressar o que seus autores sentiram em relação ao grande desastre ecológico, político e social provocado pela empresa Samarco.
Donadon ressalta que a obra não é simplesmente mais uma forma de protesto ou outro alternativo meio de denúncia. Segundo ele, "a ideia é que ela sirva como um grito de alerta para sociedade, para os governos e empresários sobre a responsabilidade de cuidar do meio ambiente e das pessoas que vivem no entorno das barragens de mineração. A proposta é dizer também para aqueles que foram atingidos".
Confira a programação completa: