Criado por Mariani Barbosa em qua, 08/03/2017 - 16:40 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
Segundo a coordenadora do projeto e professora do curso de museologia, Gabriela de Lima Gomes, a ideia de registrar as memórias do Zé Pereira começou em 2013, a partir de uma palestra sobre patrimônio imaterial ministrada pela historiadora Deolinda dos Santos. "De lá pra cá, nos aproximamos e comecei a inscrever esta ideia de projeto em editais com recursos financeiros, até que, em 2015, fomos contemplados no edital Mais Cultura", completa Gabriela.
_dsc3855.jpg
O PROJETO - Integrado ao Plano de Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, o 'Residência do Zé Pereira: a história do Clube dos Lacaios contada por sua gente' tem como objetivo destacar e divulgar as memórias da agremiação através de ações de preservação, como a confecção de novos figurinos (e também do seu desfile de inauguração), de exposições e de um documentário em forma de curta-metragem. O programa foi contemplado no edital "Mais Cultura nas Universidades", dos Ministérios da Educação e da Cultura, que financiou projetos com o objetivo de desenvolver, fortalecer e inovar a cultura e as artes nas universidades federais.
Como colaboradores estão, além de integrantes do clube, a vizinhança do Bairro Antônio Dias, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Departamento de Museologia da UFOP, alunos bolsistas, Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (FEOP), fornecedores (estilistas, costureiras envolvidas na confecção dos novos figurinos), equipe de filmagem e produção, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e Casa dos Contos.