Ir para o conteúdo

Repúblicas de Ouro Preto realizam 16ª edição do Trote Solidário

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus

Produzido a partir de uma parceria entre a Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (ARROP) e a Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (REFOP), o evento tem como objetivo arrecadar donativos para instituições da região.

Nesta edição, participaram cerca de 150 calouros, que, divididos em grupos menores, saíram pelas principais regiões de Ouro Preto arrecadando doações que, depois, foram levadas para a República Adega, local da concentração.

trote1.jpg

Íris Jesus
O que foi arrecadado vai para instituições de Ouro Preto e Mariana

Para Marco Aurélio Reis Lima Menezes, diretor de ações solidárias da REFOP, o evento é importante porque incentiva a solidariedade, além de contribuir para a "integração tanto dos universitários que estão chegando agora quanto da universidade com a comunidade", completa.

Foram arrecadadas mais de 3500 peças de roupa, entre roupas comuns e agasalhos, além de 1200 livros. Foram doados também brinquedos, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de 10 móveis, entre sofás, guarda roupas, mesa e fogão. Em Ouro Preto, as doações serão direcionadas para o Lar São Vicente de Paulo, Lírios do Campo, APAE e para a Assembleia de Deus do bairro Alto da Cruz. Em Mariana, a Comunidade da Figueira receberá parte dos donativos.
 

trote2.jpg

Íris Jesus
Calouros arrecadaram donativos pela cidade
 
Como incentivo, alguns parceiros do evento premiam o grupo responsável pelo bairro que arrecada mais doações com uma "pizzada", realizada alguns dias após as atividades. Nesta edição, o grupo que percorreu a região da Barra foi o vencedor.

Além do Trote Solidário, as duas associações estudantis também promovem o Universidade Desce o Morro (UDM), que busca revitalizar e promover espaços de cultura e lazer para a comunidade. 

O EVENTO - O Trote Solidário é uma iniciativa da REFOP, associação fundada em 2006 para a integração das comunidades republicana e ouro-pretana na prestação de assistência social, e é realizado no início de cada semestre letivo da UFOP.
 

Veja também

25 Novembro 2025

O servidor TAE da UFOP Marcílio Luiz Bretas foi um dos 18 homenageados com a Medalha Aleijadinho. As medalhas foram...

Leia mais

24 Novembro 2025

As honrarias foram concedidas a quatro servidores da UFOP e ao ex-aluno e rapper Djonga, em uma solenidade realizada pela...

Leia mais

7 Novembro 2025

Alunos do 1º ano e do 2º ano da Escola Estadual de Ouro Preto participaram de uma visita técnica ao...

Leia mais

6 Novembro 2025

Representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estiveram presentes no Ato em Memória dos 10 Anos do Rompimento da...

Leia mais