Os professores poloneses Joanna Niziol e Tomasz Ruman realizaram palestra na UFOP apresentando estudos em ciências químicas na última terça (27). Ambos são doutores na área e ministram aulas na Rzeszów University of Technology (RUT). A vinda dos educadores se deu por intermédio do programa Eramus+ e eles passaram uma semana na UFOP oferecendo palestras e conhecendo laboratórios.
A intermediação entre a UFOP e a RUT acontece por intermédio da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint). Para a secretária executiva da Caint, Jaqueline Schultz, esse intercâmbio cultural e acadêmico pode aprimorar os conhecimentos. Segundo ela “a intenção é que as duas Universidades se conheçam para fazerem parcerias de pesquisa”.
Jaqueline conta que a vinda de Joanna e Tomasz é uma forma de retribuir a recepção da universidade polonesa aos cinco professores da UFOP, alunos e técnicos-administrativos que estiveram na RUT. O professor Carlos Magno Paiva, do Departamento de Direito, contemplado pela iniciativa, afirma que “houve um ganho institucional muito grande por parte dos pesquisadores diretamente envolvidos, que poderão fazer parcerias em suas respectivas áreas de pesquisa”.
Em um primeiro momento, a palestra recebeu professores da UFOP para falar sobre suas experiências na RUT. Dois deles, o professor Orlando David e a professora Katiane Nogueira, foram os responsáveis por recepcionar a equipe polonesa. Em seguida, Tomasz Ruman contou um pouco sobre a Polônia e apresentou aspectos do campus da Rezeszów University of Technology. O professor abordou temáticas específicas da área de ciências químicas.