Criado por Sandra Roza em ter, 10/10/2017 - 11:37 | Editado por Patrícia Pereira há 7 anos.
Serão oferecidos testes rápidos para sífilis nos Centros de Saúde de Ouro Preto e Mariana, e também em locais específicos dessas cidades, entre 16 e 20 de outubro. A campanha acontece em função do Dia Nacional de Combate à Sífilis. Entretanto, os debates sobre a doença têm se intensificado por causa do aumento do número de casos nos últimos anos. No Brasil, em 2010, foram notificados 1.249 casos de sífilis. Já em 2015, foram notificados 65.878 casos.
No primeiro dia (16) da campanha, das 9h às 16h, haverá testagem de sífilis para alunos, servidores e para a comunidade externa no Centro de Saúde da UFOP, no Campus Morro do Cruzeiro.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que pode ser contraída por relação sexual sem proteção, contaminação sanguínea e da gestante para o bebê. Um dos sintomas iniciais são feridas e manchas pelo corpo, que aparecem e desaparecem em alguns dias, porém a sífilis pode não apresentar sintomas. Sem tratamento, a infecção pode levar à morte.
Segundo o Ministério da Saúde, em Minas Gerais, entre 2010 e 2016, a Sífilis adquirida (contraída por relação sexual sem proteção ou contaminação sanguínea) predominava no sexo masculino com taxa de 69,4% e de 30,5% para o sexo feminino. Até julho deste ano, o estado registrou 3.729 casos da infecção.
De acordo com o Ministério Público, em 2015, no país, foram notificados 35 mil casos de Sífilis em gestantes. Já para a Sífilis Congênita, quando o bebê é contaminado no útero da mãe ou durante o parto, foram registrados 19.228 casos. Desse número, 221 bebês morreram. A Sífilis Congênita pode ocasionar várias complicações, por exemplo, pneumonia, anemia, má-formação, acometimento cerebral, entre outras.
Prevenção - Não existe vacina nem medicamento que previnam a sífilis. A única forma de prevenção é o uso de preservativos.
Diagnóstico e Tratamento - A IST pode ser diagnosticada por meio de um teste rápido, oferecido gratuitamente pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento é realizado com a penicilina, mais conhecida por benzetacil.
Dia Nacional de Combate à Sífilis - Como forma de alertar a população sobre a sífilis, acontece o Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado todo terceiro sábado de outubro.