Criado por Mayara Portugal em seg, 30/10/2017 - 14:00 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
O ex-aluno do curso de Turismo da UFOP, Marco Antônio Leite Brandão, homenageou a agremiação carnavalesca centenária Zé Pereira e o Club dos Lacaios em sua monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso.
No trabalho, intitulado “ZÉ PEREIRA DO CLUB DOS LACAIOS: Do Carnaval DE Ouro Preto ao Carnaval EM Ouro Preto”, Marco Antônio busca traçar uma visão panorâmica sobre a história do carnaval da cidade mineira sob duas perspectivas diferentes: a festa realizada pela cidade, envolvendo os moradores; e a festa realizada na cidade, geralmente envolvendo turistas e moradores de repúblicas da região.
Segundo o ex-aluno, a pesquisa é importante para entender o carnaval de rua na cidade. “É uma pesquisa inédita sobre Ouro Preto e o carnaval brasileiro. Acredito ser um trabalho de grande interesse para a história social e cultural daqui, e isso também para a UFOP, onde houve intensa interação com a comunidade do Zé Pereira”, afirma.
O trabalho tem o recorte temporal da história do carnaval em meados do século XIX, passando por sua transição e consolidação nos anos 1990. De acordo com Marco Antônio, a pesquisa também procura corrigir e elucidar algumas versões correntes sobre as origens da tradicional agremiação e fundamentar/legitimar as raízes do Zé Pereira do Club dos Lacaios n’O Zé Pereira Carnavalesco.
Atualmente aluno do curso de Museologia da UFOP, Marco Antônio ressalta a importância do trabalho para dialogar com a comunidade. “Falar do Zé Pereira e do carnaval em Ouro Preto na universidade é aproximar a comunidade da UFOP, é documentar uma parte da história entre esses dois lugares”, conclui.
ZÉ PEREIRA E O CLUB DOS LACAIOS - Em 2017, a agremiação carnavalesca Zé Pereira e o Club dos Lacaios completou 150 anos. Além das inúmeras manifestações artísticas, exposições e espetáculos realizados para comemorar o aniversário da agremiação, O Festival de Inverno - Fórum das Artes 2017 também homenageou o Zé Pereira.