Criado por Mayara Portugal em seg, 30/10/2017 - 14:43 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
No próximo dia 10 de novembro, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sediará o lançamento do filme documentário "O último cinema: vestígios de uma memória audiovisual". A produção é assinada pelo professor do curso de Jornalismo da UFOP, Adriano Medeiros.
A obra retrata os instantes finais do Cine Arte Palace — o último cinema de rua de Juiz de Fora. Além de Adriano, o videomaker mineiro Wilton Araújo também assina a produção. As filmagens foram desenvolvidas nas semanas que antecederam a derrocada do importante equipamento cultural.
De acordo com o professor, o documentário transcende as montanhas que circundam Juiz de Fora. “Nesse sentido, o filme se torna a representação de uma metalinguagem que pretende, em última instância, refletir sobre o próprio conceito da sétima arte e as inúmeras mudanças que ele vem passando nos últimos anos. No roteiro, o protagonista é o próprio cinema, que ganha força, expressão, força e vez a partir de movimentos dos diversos atores sociais ao seu redor”, comenta.
O MAMM fica na Rua Benjamin Constant, 790, Centro, Juiz de Fora (MG).