Quem transita diariamente pelo hall de entrada do Prédio Padre Avelar, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), percebe logo que o local está diferente. O espaço ganhou mobília nova, como mesa de centro e cadeiras feitas com materiais reutilizáveis, como pneus e caixotes. A iniciativa tem como objetivo revitalizar o Instituto com práticas sustentáveis e surgiu como proposta da disciplina de Modelo de Organizações Sustentáveis, do curso de Administração.
A professora que ministra a disciplina, Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro, conta que a ideia inicial era para que os estudantes analisassem pontos fracos e fortes relacionados à sustentabilidade dentro de empresas. No entanto, percebeu que a atividade poderia ser realizada no próprio campus do Instituto. “Propus que identificação e execução de melhorias fossem realizadas dentro do ICSA. Um dos principais pontos fracos apontados foi o espaço de convivência, o hall. Com base na análise, os alunos apresentaram algumas propostas de intervenção”, explica a professora.
CONTRIBUIÇÃO - Para o estudante da disciplina Lucas Lima Marques, a experiência foi importante para materializar ideias que poderiam ter ficado somente nas discussões da sala de aula. “Tivemos a oportunidade de aplicar o conhecimento que adquirimos ao longo da disciplina. Além de reutilizarmos materiais que levam muito tempo para se decompor na natureza, como o pneu, e pudemos contribuir com o desenvolvimento de um espaço mais agradável dentro do Instituto”, avaliou Lucas.
Além de cadeiras feitas com pneus e cordas e da mesa de centro feita de caixote, foram realizadas decorações com flores e garrafas de vidro. Outros espaços do Instituto também foram contemplados com a implantação de lixeiras para o depósito de bitucas de cigarros e a separação dos resíduos sólidos em orgânicos e recicláveis.