Criado por Patrícia Pereira em seg, 09/04/2018 - 13:10
O projeto Education Against Tobacco, Brazil (EAT-Brazil) — "Educação contra o Tabaco", em português —, fundado em 2016 por iniciativa dos alunos de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, lança o edital do Prêmio EAT-Brazil para Controle do Tabaco 2018. Estudantes de graduação de qualquer curso podem se inscrever. Basta redigir um texto com a proposta para a temática "Caminhos para um melhor controle do tabagismo no Brasil".
O objetivo da premiação é encorajar os graduandos a proporem ideias e soluções objetivas para avançar o controle do tabaco no país. O professor Paulo Corrêa, coordenador docente da Rede EAT-Brazil e especialista em controle do tabagismo pela OMS, comenta que a abordagem do tabagismo deve ser interdisciplinar e, por isso, o prêmio é aberto a estudantes de todos os cursos, não se fechando apenas à área da saúde.
Mais de 30 alunos da Escola de Medicina estão envolvidos no programa. Presente em quase 15 escolas brasileiras de medicina (UFOP, UFJF, UFLA, FAMEVAÇO, UIT, UFTM, UniBH e outras) e recentemente levado a Portugal, a EAT-Brazil visa agora implementar o programa em outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Guiné-Bissau e Angola.
Relembre o lançamento do projeto.
No Brasil, as intervenções da rede já cobrem cerca de 8.000 adolescentes escolares por ano. Apenas em Ouro Preto, o programa atendeu 3.000 adolescentes. Além disso, a rede beneficia milhares de brasileiros diariamente por meio de seus aplicativos gratuitos — Smokerface e Smokerstop — traduzidos e lançados também pela EAT-Brazil. Juntos, os aplicativos totalizam mais de 500.000 downloads. Saiba mais.
O PRÊMIO — Em 2017, a EAT-Brazil foi recompensada pelo Prêmio Laureate Brasil de Empreendedorismo Social e agora está utilizando o dinheiro adquirido para realizar a sua própria premiação.
As inscrições vão até 1º de maio. O resultado será divulgado no dia 31 do mesmo mês, em celebração ao Dia Mundial sem Tabaco. O vencedor receberá uma quantia de R$1.000,00 (mil reais).
Acesse o edital completo.