Criado por Rafaela Queiroz em qua, 05/09/2018 - 08:12 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
Um dos momentos mais importantes na vida dos estudantes de ensino médio é a escolha de uma profissão. Na hora de decidir qual curso fazer, a UFOP dá uma ajuda promovendo a Mostra de Profissões, ocasião em que são apresentados os cursos oferecidos pela Universidade. O evento é organizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (Nap).
A XI Mostra de Profissões, realizada sábado (1º) no campus Morro do Cruzeiro, credenciou cerca de 9 mil estudantes de escolas públicas e privadas, a maior parte deles de Minas Gerais. O evento teve uma programação diversa, com palestras, atrações artísticas, culturais, esportivas e socioambientais, como forma de promover também o que a Universidade representa para além da sala de aula.
06432_mostradeprofissoes_01.09_tainaratorres_16_8155804169483821141_1.jpg
Entre as diversas palestras, a com a temática "Cotas pra quem?" buscou esclarecer o que tem sido motivo de dúvidas para muitos estudantes: quem se enquadra na política de cotas e pode concorrer à reserva de vagas das Universidades Federais. Foi reforçado que o pressuposto básico para a reserva de vagas é que o aluno seja egresso de escola pública.
Outra palestra de destaque foi a com o tema "Descomplicando a Escolha Profissional", que teve um grande público. Seu objetivo foi oferecer esclarecimentos para ajudar aqueles que ainda têm dúvidas sobre qual curso e área seguir. Um dos principais pontos apresentados foi a busca por informação. Para a palestrante, muitos acabam escolhendo o curso de acordo com a opinião de familiares e amigos, não com a área em que acham que mais se enquadrariam. A facilidade criada pelo SiSU em poder se inscrever para cursos em locais distantes, de acordo com a nota obtida no ENEM, foi outra questão debatida que deve ser considerada na hora da escolha.
06440_mostradeprofissoes_01.09_tainaratorres_31_5672152659560026150.jpg
Uma amostra de cada curso - O principal foco da Mostra de Profissões é tentar mostrar, de forma prática, o que cada área representa e o profissional que o estudante pode vir a se tornar. Para isso, o evento contou com salas interativas dos cursos oferecidos na UFOP, o ponto forte da Mostra. Nelas, os cursos foram apresentados para os visitantes por meio de atividades diversificadas de cada área. As exposições ficaram a cargo dos próprios alunos dos cursos, sob orientação dos professores.
Estudantes da equipe 12 Bis, do projeto Aerodesign para as universidades, mostraram o avião que constroem para participar de competições. A equipe Fórmula também apresentou o carro desenvolvido por eles. Luiz Eduardo Nogueira, aluno do 10º período do curso de Engenharia Mecânica e capitão da Equipe 12 Bis, disse que o curso é amplo e permite seguir várias vertentes, entre elas a aeronáutica. Ele conta não queria seguir essa área no início, mas quando entrou para a equipe, se apaixonou e, hoje, pretende seguir se dedicando a ela.
O curso de Economia, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), tentou uma abordagem diferente. Para se aproximar dos estudantes e estreitar sua interação com eles, elaboraram um QUIZ para os alunos responderem e, no final, o resultado mostrava qual monitor seria escolhido como guia para apresentar o curso e tirar dúvidas. Os estandes também mostravam a grade de matérias, os setores da Economia, o mercado de trabalho, os trabalhos de pesquisa e extensão, além de exibir um vídeo sobre mitos e verdades da profissão.
Ana Carolina Patrício e Ester Cristina, da Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, e Thomas Menezes do Couto, da Escola Estadual Rodolfo Almeida, vieram de Formiga (MG) com a intenção de conhecer melhor os cursos de Direito, Medicina e Engenharia Civil. "A mostra me ajudou a conhecer mais um pouco sobre o curso de Engenharia Civil, mas ainda não consegui decidir o que fazer", disse Ana Carolina. Thomas tem certeza de que quer é Medicina e vai escolher a UFOP.
Maria Tereza, do Colégio Queluz de Minas, de Conselheiro Lafaiete (MG), ainda está no 2º ano do ensino médio, mas já pensa qual profissão seguir. Veio para visitar o estande de Pedagogia e saiu ainda mais encantada com o curso. "Uma certeza é que eu quero trabalhar com educação e a sala que mais amei foi a de Pedagogia. Mas também pode ser que eu siga Letras ou Educação Física, porque tenho vontade de ser professora".
O fluxo de visitação foi alto em todas as salas interativas, que raramente ficavam com poucas pessoas. Todos os cursos usaram da criatividade e de elementos práticos para atrair a atenção dos visitantes e mostrar o que os espera no curso.
A Mostra de Profissões da UFOP aconteceu em conjunto com algumas ações do Campus Aberto, que proporcionou um dia de atividades para a comunidade. Os estudantes que vieram para a Mostra também puderam aproveitar esse momento.
Veja mais fotos da XI Mostra.