Ir para o conteúdo

Dia C da Ciência integra as comunidades: ouro-pretana e universitária

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A Praça Tiradentes, em Ouro Preto, mergulhou na ciência nesta quarta (17). Foi o Dia C da Ciência, uma mobilização que envolve universidades e instituto federais de todo o País, inclusive a UFOP. Robótica, química e filosofia foram alguns dos temas abordados por projetos que levaram conhecimento para a comunidade.
 
A tenda quase lotada, próxima ao Museu da Inconfidência, recebeu a apresentação do projeto "Saberes sobre alimentação e medicamentos na comunidade quilombola de Vila Santa Efigênia: aliando o conhecimento químico ao saber quilombola".

diac-1essa.jpg

Tuila Dias

Aluno e professor do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da UFOP, Cristian Júnior Damasceno e Gilmar Pereira de Souza explicaram as reações químicas que acontecem durante as etapas de preparo de guloseimas, caldos e chás considerados como medicinais pela comunidade quilombola.
 
Efisângela Janie Casemiro dos Anjos, 38, e Andréia Maria de Paula, 40, moradoras da Comunidade, foram convidadas a compartilhar um pouco dos saberes sobre alimentação e medicamentos. "São ensinamentos e receitas de família, minha avó passou para minha mãe, que disse para mim. A 'dipirona caseira' é um caso. O chá da semente de laranja fervida em um pouco d'água resolve qualquer dor de cabeça", ressalta Andréia.
 
"O doce é muito gostoso, parece os que tinha na casa do meu avô, me traz boas memórias", disse Vitor Araujo de Souza, 11, sobre o doce de mamão verde ralado preparado durante a oficina. Segundo o professor Gilmar, a literatura quilombola afirma que o doce faz bem ao sistema digestivo.

 

Dentro do Restaurante da Escola de Minas de Ouro Preto (REMOP), o Planetário Móvel, fruto do projeto de extensão Astronomia na Comunidade e Itinerante, coordenado pelo professor do Departamento de Turismo Gilson Nunes, mostrou curiosidades sobre os astros e as galáxias. O projeto Van, Viajando com a Ciência completou a discussão levando para a Praça ferramentas de observação dos astros, além de objetos de orientação por meio deles.

diac-9_1.jpg

Tuila Dias

O estudante do curso de Engenharia Geológica e bolsista do projeto, Guilherme  Soares, ressaltou a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. "No Dia C da Ciência podemos mostrar para a comunidade ouro-pretana o que pesquisamos na UFOP, além de aproximar Universidade e comunidade, quebrando barreiras sociais", destaca.
 
O evento contou  também com outros projetos, como o Carro Biblioteca, além de apresentações de experimentos científicos realizados por bolsistas dos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Ciências e de Química, Minemática, além dos projetos do Convergência e Jornalismo (ConJor).
 
ROBÓTICA - As equipes de robótica da UFOP foram as que mais chamaram a atenção dos adolescentes. Uma das tendas abrigou duas equipes, Rodetas Robô Clube e Sucatão, compostas por alunos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Metalúrgica, de Controle e Automação, de Produção e de Minas. 
 
A Equipe Sucatão se destacou com as oficinas de programação e montagem de robôs. As estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação Sofia Pereira Campos e Anna Cristyna Martins Barros orientaram os estudantes da Escola Estadual Dom Pedro II que participaram. A aluna do 1º ano do ensino médio Beatriz Ferreira da Silva, 16, definiu a oficina como enriquecedora: "A escola nos trouxe aqui para conhecer coisas novas e a oficina despertou o meu interesse pela Engenharia Robótica. Programar é muito legal!" 

A bacharel em História Lucy Araujo, 40, mãe de um dos participantes da mesma oficina, explicou a importância de eventos com O Dia C da Ciência: "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia valoriza o conhecimento científico e popular, além disso, relembra o desenvolvimento e conhecimento proporcionado pela Ciência." 

diac-29_1.jpg

Tuila Dias

DIA C DA CIÊNCIA - Realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é uma mobilização das universidades e institutos federais brasileiros. Este ano, o evento teve como tema "Ciência para Redução das Desigualdades", relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) firmados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades. 

Acesse o site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação e saiba mais sobre o evento.
 

 

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais