Criado por Ariane Neves em seg, 05/11/2018 - 12:59 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
A palestra foi ministrada pela coordenadora administrativa do Núcleo, Izabel da Silva, com o auxílio do servidor técnico-administrativo, Jorge Ferreira. Izabel explicou o tema em linhas gerais e esclareceu como se dá a proteção de patentes dentro da UFOP.
O professor e pesquisador da UFOP Marcílio Freitas, um dos participantes da palestra, comentou que acha importante a proteção de propriedade intelectual para que "os trabalhos feitos e pesquisados não sejam usados por terceiros sem o devido reconhecimento".
Propriedade intelectual é o resultado das pesquisas desenvolvidas dentro da Universidade. O tipo de serviço mais comum é a proteção de patentes de invenção, marcas institucionais e programas de computador, ou seja, o Núcleo trabalha com procedimentos para proteção de direitos e transferência de tecnologia de interesse institucional.
Alguns dos procedimentos utilizados para a proteção de patentes são: pesquisa prévia nas bases de patentes nacionais e internacionais; avaliação da novidade apresentada pela pesquisa e elaboração, junto ao pesquisador, de um relatório descritivo sobre os testes realizados e resultados alcançados; depósito da patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por conceder ou não a carta-patente.