As expedições marítimas 387 e 388, realizadas pelo International Ocean Discovery Program (Capes/IODP), estão com processos seletivos abertos para pesquisadores. As inscrições para a expedição 387 terminam no dia 1º de março, sexta-feira, e a expedição 388 receberá inscrições até o dia 1º de abril. As viagens estão previstas para ocorrer, respectivamente, em abril e agosto de 2020, a bordo do navio JOIDES Resolution.
As expedições científicas realizadas pelo programa IODP já exploraram quase todo o globo terrestre, chegando finalmente à costa brasileira no próximo ano e contando com co-chiefs brasileiros. As viagens fazem parte do plano científico iniciado em 2013, que tem como objetivo realizar estudos sísmicos e dos sedimentos retirados de camadas profundas do assoalho oceânico. A colaboração do projeto é financiada por 23 países, incluindo o Brasil.
A Expedição 387 – Amazon Continental Margin, com edital lançado no início de fevereiro, navegará de Barbados até Recife e terá como co-chief o geólogo Cleverson Guizan Silva, professor na Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo da viagem será estudar a parte superior da bacia da Foz do Amazonas, na margem equatorial do Brasil. Para saber mais informações acerca do projeto e ter acesso ao link de inscrição,
acesse.
A Expedição 388 – Equatorial Atlantic Gateway partirá de Recife e será comandada pelo geólogo Gerson Fauth, professor dos programas de graduação e pós-graduação em Geologia e coordenador o Instituto Tecnológico de Micropaleontologia – itt FOSSIL na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Para saber mais informações acerca do projeto e ter acesso ao link de inscrição, acesse.