O curso de Estatística da UFOP conquistou nota 5 na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O chefe do Departamento de Estatística (Deest/UFOP), Spencer Barbosa, agradece o apoio da Instituição e comemora: "A nota veio corroborar os esforços do Departamento em oferecer um curso de qualidade para a comunidade".
O Departamento de Estatística foi criado em 2012, a partir de um desmembramento do Departamento de Matemática (Demat). O Deest oferece o curso de bacharelado em Estatística, por iniciativa do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), e se propõe a atender a uma demanda por profissionais de Estatística na região de Ouro Preto e no interior de Minas Gerais.
Saiba mais sobre o curso de Estatística aqui.
A UFOP aguarda, ainda este ano, a avaliação dos cursos de Museologia e Artes Cênicas - Bacharelado.
MEC — O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
Desde 2007, o
Índice Geral de Cursos (IGC) da UFOP, calculado com base nos CPCs de todos os cursos ofertados, é avaliado com nota 4 (em 5). No cálculo de IGCs de 2017, apenas 20% das instituições do Brasil possuíam nota maior ou igual a 4. No mesmo levantamento, apenas 2,3% dos cursos do Brasil conquistaram a nota total, como o curso de Estatística da UFOP.