Criado por Ariane Neves em ter, 26/03/2019 - 13:44 | Editado por Lígia Souza há 5 anos.
O programa de bolsas de estudo da ONU destinado a afrodescendentes será realizado em Genebra, na Suíça, de 25 de novembro a 13 de dezembro. O período de inscrição termina no dia 30 de abril de 2019. Para candidatar-se, é preciso ter no mínimo 4 anos de experiência profissional na promoção de direitos humanos, ter conhecimento suficiente em inglês ou francês e fazer parte de uma organização relacionada com os direitos das minorias. Os candidatos deverão apresentar currículo e uma carta da organização com a certificação do estatuto.
Durante as três semanas de duração, os estudantes aprenderão sobre formas de discriminação racial, acesso à Justiça, e sobre a ampla quantidade de instrumentos e mecanismos antirracismo da ONU que promoverão sua proteção e capacitação, para que possam combater a discriminação. Estão inclusos na bolsa: uma passagem de avião de Genebra até o país de origem (classe econômica); plano de saúde básico; e dinheiro para cobrir a hospedagem e demais gastos essenciais.
HISTÓRIA - Esta é uma das principais atividades realizadas durante a chamada "Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas", que vai de 2015 a 2024. Todos os anos, o programa tem como objetivo oferecer uma oportunidade de aprendizagem intensiva às pessoas de ascendência africana, para que elas criem a partir disso uma maior consciência sobre questões ligadas aos direitos humanos.
Desde 2011, 72 pessoas de 32 países participaram do programa, incluindo brasileiros. Além disso, após a conclusão das atividades, os bolsistas que haviam participado de edições anteriores realizaram iniciativas de promoção dos direitos dos afrodescendentes em seus respectivos países, fazendo uma integração entre as nações e atingindo um número ainda maior de pessoas.