Data:
26/04/2019 - 17:00 até 19:00
Descrição:
O projeto "Discriminação e Sofrimento psíquico: ao acolhimento e o sentimento de pertença na Universidade" inicia suas atividades nesta sexta (26).
O tema do primeiro encontro será "Relacionamento interpessoal: autoestima e convivência".
O projeto, aprovado no edital PIDIC/ Prace, destina-se a implementar atividades de Ações Afirmativas de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento e ampliação das condições de permanência dos estudantes.
Segundo a coordenadora do projeto, Kerley dos Santos Alves, dentre os efeitos da relação entre discriminação e sofrimento psíquico, estudos demonstram que as experiências de discriminação nas escolas, em nível individual, aumentam o estresse psicológico e a propensão para agravos à saúde física e mental. É nesse cenário que instrumentos de apoio se configuram como fundamentais para auxiliar os estudantes vulneráveis a prosseguirem com a graduação.
Um dos objetivos do projeto é sensibilizar e implementar ações de enfrentamento ao racismo, sexismo e homofobia e suas interseccionalidades com vista a sensibilizar, organizar e articular os participantes do projeto.
Com início em abril e término em outubro, as atividades do projeto acontecem, semanalmente, todas as sextas-feiras, das 17 às 19 horas, com os seguintes temas: Relacionamento interpessoal (autoestima e convivência), racismo, migração, deficiência e direitos humanos; Transsexualidades, corporalidade e reconhecimento; Violência de gênero, feminismo e direitos humanos; Direito ao espaço público e a cidade; Alteridade e Sentimento de pertencimento.
Local:
Auditório do bloco de salas - Campus Morro do Cruzeiro