A Mostra Silvio Tendler de Cinema 2019 abriu sua programação nesta terça (23), com a exibição de Ganga Zumba, dirigido por Cacá Diegues. O evento, que também integra o projeto de extensão "Mineração do Outro", contou com aproximadamente 120 pessoas, entre moradores de Mariana e estudantes da UFOP.
Para o público, a mostra é vista como um incentivo à partilha de conhecimentos e conscientização sobre a história nacional. Para os coordenadores Marlos Garcia e Kathiuça Bertollo, o cinema vem sendo usado como forma de acesso à cultura e à informação, uma vez que eventos dessa natureza incitam a discussão e reflexão de temas atuais e de processos históricos importantes.
A mostra, que vai até novembro, é constituída por um conjunto de documentários agrupados em três painéis: "Sonhos Interrompidos", "Capital e Barbárie" e "Coração de Estudante".
O projeto tem o apoio do cineasta Silvio Tendler, homenageado no evento, que além de participar da construção da mostra, enviou uma mensagem aos espectadores da primeira exibição. Silvio Tendler estará em Mariana em agosto, para participar da Mostra.
A
segunda exibição da mostra acontece na quinta (24), no antigo Sesi de Mariana, atual Teatro Municipal, agora sob responsabilidade da Prefeitura de Mariana, com o documentário "Cidadão do Mundo", de Josué Castro.