São ofertadas quatro vagas para bolsistas e dez para voluntários em todos os projetos de extensão do programa. As inscrições vão até as 10h do dia 14 de maio e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail.
Para se candidatar, o aluno deve estar regularmente matriculado a partir do segundo período do curso de Jornalismo da UFOP, ter coeficiente acadêmico igual ou superior a seis, possuir disponibilidade de 15h semanais e não usufruir de qualquer outro tipo de bolsa (exceto Bolsa Auxílio da PRACE).
1)Sujeito de suas histórias: O programa situa comunidades de Mariana - moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão - como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas verbo-visuais, audiovisuais, informativas, educativas e lúdicas.
2) Pequenos Ouvintes: Este projeto busca produzir e veicular programação sonora/radiofônica para crianças de Mariana e Ouro Preto, tornando meninos e meninas potenciais ouvintes deste meio de comunicação e familiarizados com a linguagem radiofônica.
3)Observatório da Cidade: Ancora-se nos princípios do jornalismo cívico para criar um observatório de monitoramento dos serviços públicos oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal em Mariana.
4) Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana: Busca continuar as ações para tornar os atingidos da tragédia da Samarco protagonistas de narrativas: do lugar, do patrimônio, das paisagens, da(s) história(s), das memórias, das pessoas, do presente, do futuro.
5) Memórias do trauma: Este projeto busca continuar as ações de escavar, resgatar, indexar, arquivar e socializar memórias e suportes de memórias de sujeitos das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco, em 2015.