O professor Wieslaw Antoni Grabon, da Faculdade de Engenharia Mecânica e Aeronáutica da Rzeszów University of Technology (RUT), Polônia, ministrou a palestra "Surfaces: a link between manufacture and function" (Superfícies: uma ligação entre fabricação e função). O evento, que aconteceu na quinta (9), foi realizado pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint).
Esta foi a última mobilidade prevista pelo programa Erasmus+ com a instituição polonesa em 2019. A parceria, que teve início em 2016, promoveu ao todo 17 mobilidades acadêmicas internacionais.
A coordenadora da Caint, Jaqueline Pinheiro Schultz, ressalta a importância de trazer eventos como esses para a Universidade. Segundo ela, promover essa internacionalização de conteúdo permite, além de uma troca de conhecimentos, dar oportunidade para as pessoas que não tem condições de fazer uma viagem para o exterior. Abre também espaço para a participação dos alunos nesse tipo de programa.
Entre 6 e 10 de maio, o professor Grabon se reuniu ainda com os representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais, além de visitar os laboratórios da Escola de Minas.
Aluno do 4º período de Engenharia Mecânica, Yuri Garbin Dainese deu um breve relato sobre sua experiência: "Foi muito interessante, porque o professor não só falou da pesquisa dele, como também nos apresentou como é e funciona a universidade onde trabalha. Trazer isso para a palestra e incentivar as pessoas a estudarem mais é muito bacana, já que muita gente pode não ter esse conhecimento ou não possui condições de ir até o exterior. Além disso, os tópicos apresentados são muito presentes na Engenharia Mecânica, o que prendeu minha atenção".