Ir para o conteúdo

Programa de extensão da UFOP faz parceria com "A Sirene" em edição especial com crianças atingidas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Vitória Oliveira

A edição especial foi realizada pelo Programa de Extensão "Sujeitos de suas histórias" em parceria com o jornal "A Sirene". O conteúdo do jornal do mês de outubro foi produzido pelas crianças atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão. 

Durante setembro foram realizadas reuniões de pauta, oficinas e dinâmicas para que as crianças atingidas fossem protagonistas na produção do jornal. Além de escolher os temas, elas foram responsáveis pela produção do material, como as entrevistas e o processo da escrita. Todas as atividades foram realizadas pelos participantes do projeto da Universidade e pelos jornalistas da publicação. 

a_sirene_-_copia.png

Vitória Oliveira
Capa da edição produzida pelas crianças

 

A edição produzida pelas crianças foi a de número 42 e pode ser acessada no link.

SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS - O programa de extensão foi criado em 2015 e está ligado ao curso de Jornalismo da UFOP. Tem o objetivo de situar comunidades de Mariana — moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão — como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas verbo-visuais, audiovisuais, informativas, educativas e lúdicas. Em 2019, o programa conta com cinco ações extensionistas vinculadas, coordenadas pelos professores André Luís Carvalho e Karina Gomes Barbosa e pela técnica-administrativa Luana Viana.
 
Para os coordenadores do programa e professores do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, "a publicação da edição é uma materialização do que pensamos conceitualmente com o programa: tornar as comunidades atingidas, especialmente jovens, protagonistas das próprias histórias, das narrativas que desejam contar. As pautas que a edição explora, escolhidas pelas crianças e adolescentes, a partir da memória delas e deles, são um resultado disso".
 
Ainda segundo os coordenadores André e Karina, o programa atua nas escolas municipais de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo com objetivo de tornar os e as estudantes protagonistas da comunicação. "Trabalhamos técnicas, conceitos e ferramentas da comunicação com eles e elas, por meio de oficinas, vivências, dinâmicas lúdicas. Nossa atuação tem sido focada em fotografia, em vários formatos do texto jornalístico e audiovisual sobretudo. Assim, eles contam suas histórias do modo que desejam", relatam. 
 
Acesse o site para conhecer mais sobre o projeto. 
 
A SIRENE - Publicado desde 2006, o jornal é produzido pelos próprios atingidos. A publicação, veiculada no dia 5 de cada mês, dá visibilidade aos relatos sobre as dificuldades, denúncias e esclarecimentos para as comunidades atingidas, além da troca de experiências entre os antigos vizinhos. Acesse. Com o apoio de grupos técnicos da UFOP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de assessorias direcionadas aos atingidos, movimentos sociais e coletivos, o jornal "A Sirene" tem mais de 70 pessoas entre organizadores e colaboradores. 
 
 

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais