"Eleições" foi o documentário exibido na sessão de outubro do Projeto Cinemas em Rede. Com direção de Alice Riff, a obra acompanhou o processo eleitoral da nova gestão do grêmio estudantil da Escola Estadual Doutor Alarico Silveira, em São Paulo. O filme mostra o quanto o tema pode deixar os nervos à flor da pele entre alunos da mesma instituição. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana dos jovens alunos.
Para o aluno de Artes Cênicas da UFOP, Caio Chaves Faria, 24, que participou de uma montagem de um grêmio estudantil quando era secundarista, o documentário fez lembrar da época em que viveu na escola, mesmo que hoje alguns aspectos estejam diferenciados. "A disputa política sempre está imbuída nos financiamentos, campanha fora de hora, ganha mais quem tem mais divulgação, a religião que traduz o momento em que vivemos no Brasil, o que é o estado laico o que não é, se as campanhas foram eficientes no ponto de vista da efetividade", destacou o aluno.
Após a exibição do documentário, Alice Riff participou do debate e a conversa foi transmitida para todas as instituições participaram. Ela respondeu a perguntas sobre sua experiência de gravar o documentário, a relação que teve com os alunos e outros profissionais da escola e também as dúvidas dos expectadores sobre a filmagem.
O professor de geografia da rede estadual de ensino, Luciano Campos Gomes, 32, foi também um dos expectadores do documentário. Ele considera que a proposta da diretora ao colocar os alunos como sujeitos do debate político foi um destaque importante da filmagem "Eu acredito que o filme trouxe a visão social de como os adolescentes estão encarando o que é política, então a construção do grêmio os ajuda na conscientização do que é fazer política.
CINEMAS EM REDE - O projeto tem como prioridade a valorização e a ampliação do acesso ao conteúdo cinematográfico brasileiro e a difusão do cinema nacional em diversas comunidades, principalmente as que não possuem salas de exibição. A UFOP valoriza essa integração entre universidades e comunidades, promovendo a ampliação da linguagem cinematográfica e as discussões que o audiovisual proporciona, seja em campo cultural, social, político etc. As sessões são realizadas na terceira quinta-feira de cada mês, no Cine Vila Rica, que está funcionando no Anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes.