Criado por Ivan Gonçalves em ter, 22/10/2019 - 17:08 | Editado por Patrícia Pereira há 5 anos.
A iniciativa faz parte do Dia da C Ciência, uma mobilização das universidades e institutos federais de todo o Brasil. O tema deste ano é "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.
Com a proposta de mostrar o “Uso tradicional popular: da planta ao produto farmacêutico”, foi apresentado aos alunos um circuito expositivo retratando o caminho para a produção, desenvolvimento e aprovação de um novo medicamento.
img_9311.jpg
Os estudantes puderam conhecer como ocorre o processo de elaboração de remédios e produtos farmacêuticos, desde a extração da matéria-prima, passando pelas várias etapas de produção até o produto final. “Achei muito interessante aprender como é a produção dos remédios. Vendo todo o trabalho que é feito antes de chegar nas farmácias e nas nossas casas”, assinala Gisele, aluna do 3° ano do ensino médio.
A pesquisadora Carolina Morais, com mestrado e doutorado pela UFOP, ressalta a importância da ação para a cidade. “O intuito do projeto é levar para a comunidade o que é feito na Universidade, de uma forma simples e dinâmica, visando democratizar o conhecimento. Foi escolhido o tema, da planta ao medicamento, porque a população usa inúmeras plantas, raízes e caules para o tratamento de doenças. Nesse sentido, buscamos trazer experiências reais do cidadão e mostrar como ocorre a produção farmacêutica.”