Criado por Adrienne Pedrosa em qui, 14/11/2019 - 13:27 | Editado por Rondon Marques há 5 anos.
A mesa "(R)existir é preciso - comunicação e comunidade: vozes para um jornalismo urgente" discutiu o jornalismo popular e contou com a presença do criador do Jornal Voz das Comunidades, Renê Silva, e com a mediação do professor do Departamento de Jornalismo Cláudio Coração.
Durante a palestra, Renê contou que criou o jornal quando tinha 11 anos, com o objetivo de mostrar e resolver os problemas da rua em que morava. A equipe era formada por primos e amigos da escola.
Renê também falou sobre sua infância e adolescência e sobre como se aproximou do jornalismo. Ele ficou conhecido por ter narrado em tempo real, por meio do Twitter, a ocupação do Complexo do Alemão em 2010 e relatou a importância de utilizar a tecnologia para a divulgação das informações. "Quando eu dou palestras, pergunto como os ouvintes utilizam os celulares e mostro que eles podem recorrer às plataformas para falar sobre a realidade, para debater, para discutir, fazendo com que crianças e adolescentes possam usar as ferramentas de forma positiva".