Em tempos de pandemia de covid-19, a Rádio UFOP tem produzido conteúdo explicativo sobre a doença, incluindo boletins diários, pílulas e entrevistas sobre variados temas, como o uso de máscaras e de álcool em gel, como se proteger, entre outros. Além de estar presente na programação, o conteúdo é disponibilizado no site da rádio.
Com o objetivo de trazer uma perspectiva mais ampla, com maior tempo de discussão sobre os assuntos, e de atingir um novo público, o conteúdo sobre a covid-19 está sendo expandido para a internet por meio da produção de podcasts. O coordenador de Jornalismo da rádio, Gláucio Santos, explica que esse formato traz possibilidades diferentes do que é feito para o dial, como "o aprofundamento nos assuntos sem preocupação com o tempo de duração e conteúdo com apenas um entrevistado". As produções estão disponíveis em tocadores como Spotify, Deezer, Google Podcasts e outros.
Ainda segundo o coordenador, a rádio cumpre o papel de divulgar a ciência e combater as fake news. "Um dos papéis mais fundamentais de uma emissora de rádio pública é produzir conteúdo que possa levar a ciência a lugares mais longevos. Diante de tudo o que estamos vivendo, a ciência tem sido colocada em pauta a todo tempo e agora temos um posicionamento muito forte de seus protagonistas. Então, em linhas gerais, a missão é levar conhecimento científico, combater as fake news e promover a educação científica das pessoas", comenta.
Acesse a lista de tocadores de podcast disponíveis e os demais conteúdos da rádio no
link.