Ir para o conteúdo

Oficina do Museu da Música traz obras de artistas do século XIX

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Obras de Emílio Soares de Gouveia Horta Júnior e de José Maurício Nunes Garcia compõem o programa do concerto da quarta oficina do Projeto Difusão do Acervo e Formação de Multiplicadores do Museu da Música de Mariana. A aula-concerto gratuita acontece no dia 4 de julho, sexta, às 19h45, na Catedral da Sé. As senhas para participação podem ser retiradas no escritório da Paróquia N. Sra. da Assunção (Rua Pe. Gonçalves Lopes, 23).

No sábado, dia 5 de julho, acontece, nas dependências do Museu, a aula destinada aos professores das redes pública e privada, alunos de graduação e pós-graduação e outros profissionais interessados em música.

Os autores

Horta Junior, natural de Itabira, fundou ali a Sociedade Musical Euterpe Itabirana, em 1865. Foi um compositor de renome em Minas Gerais no século XIX, fato atestado pela quantidade de cópias de obras suas existentes em diversos acervos musicais mineiros.

Nunes Garcia, descendente de escravos, foi padre e ocupou o cargo de Mestre de Capela da Catedral do Rio de Janeiro, tendo sido nomeado Mestre da Capela Real com a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Foi responsável pela formação de um grande número de músicos atuantes no país no século XIX. Suas obras têm sido nos últimos anos muito executadas tanto aqui quanto no exterior.

As obras, que fazem parte do acervo do Museu da Música de Mariana, foram adaptadas para que pudessem ser executadas ao Órgão da Sé, resgatando uma prática muito comum nos séculos passados: a de acompanhar ao órgão peças originalmente feitas para canto e orquestra.

O Projeto

O projeto Difusão do Acervo e Formação de Multiplicadores tem como objetivo oferecer conhecimentos aos professores das redes pública e privada, alunos de graduação e pós-graduação e outros profissionais interessados em música acerca do Órgão Arp Schnitger e do acervo do Museu da Música de Mariana. Esta ação compreende sete encontros de dois dias (sexta e sábado) entre os meses de abril e outubro de 2008.

Consciente da importância deste patrimônio cultural e do seu grande potencial educacional dentro da comunidade, a FUNDARQ realiza este projeto com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais/SEC e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais/BDMG.

Serviço

Museu da Música de Mariana: Difusão do Acervo e Formação de Multiplicadores

Dia 04 de julho – sexta-feira, 19h45 – Concerto gratuito,com a participação da soprano Rose Moreira e da organista Elisa Freixo, na Catedral da Sé

Distribuição de senhas de 30 de junho a 4 de julho, no Escritório da Paróquia N. Sra. da Assunção (Rua Pe. Gonçalves Lopes, 23 – Mariana)

Dia 05 de julho – sábado

Das 8h às 12h e das 13h30 às 18h - Aulas no Museu da Música de Mariana