Criado por Regiane Oliveira em qui, 13/08/2020 - 10:37 | Editado por Patrícia Pereira há 4 anos.
O conteúdo vai ao ar na primeira semana de cada mês e apresenta recortes da história da ciência contados por quem a constrói no dia a dia, ou seja, o cientista.
O público-alvo são professores e alunos de todos os níveis da educação, bem como pesquisadores em início de carreira que buscam entretenimento com narrativas científicas atrativas e também o aprimoramento e atualização do repertório científico.
Além das entrevistas, os episódios contam com dois quadros: O "resgate", com personagens não valorizados pela história da ciência e pelos livros didáticos devido a fatores como discriminação por orientação política e sexual; e o "Cipó das 6", que é mais interativo. Nesse último, o ouvinte é exposto a desafios em que deve relacionar dispositivos de tecnologia atual a personagens que aparentemente não possuem nenhuma conexão com o invento.
O trabalho é realizado pelo professor do Departamento de Física (Defis) Carlos Felipe Pinheiro, pela aluna de pós-doutorado em Biomas da UFOP Fernanda Costa, pelo físico Marcos Bonfadini e pelo biólogo Guilherme Ramos.
Para o professor Carlos Felipe, é importante oferecer conhecimento às pessoas durante o isolamento social, momento de muitas incertezas. "Nestes tempos de pandemia, queremos poder atuar como apoio socioemocional, oferecendo entretenimento, reflexões, interações e novas conexões. Queremos ajudar a manutenção da curiosidade e dos sonhos das pessoas que nos ouvem", assinala, acrescentando que o "Cipó de Cast objetiva que a audiência elabore reflexões de como essa ciência de "ponta", da qual tratamos nos episódios, pode ser levada para dentro da sala de aula e, quem sabe, reacender o brilho da curiosidade genuína", comenta.