O programa "Mutatis Mutandis: à procura do saber",
que já é produzido em formato de podcast, agora ganha uma nova versão: uma série televisiva que registra e difunde importantes pesquisas e projetos, das diversas áreas do saber, desenvolvidos por alunos, técnicos e professores da UFOP. Com foco no público jovem, a série propõe um formato dinâmico, descolado e atrativo de apresentar a ciência e a tecnologia.
A série é produzida pela TV UFOP e faz parte do projeto de pesquisa "Ciência e audiovisual: uma parceria para a popularização do conhecimento", coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) Adriano Medeiros. O projeto investiga as potencialidades da linguagem audiovisual para a divulgação científica. Neste sentido, também contempla processos criativos em formato transmídia.
Para Adriano, a série televisiva é extremamente simbólica não somente para a UFOP, mas para a universidade pública brasileira. "Mesmo com todos os retrocessos no campo da educação, evidenciamos o papel fundamental da ciência e do conhecimento produzidos por pesquisadores das nossas instituições públicas de ensino superior".
A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Renata Guerra de Sá Cota, pontua que iniciativas como esta são essenciais do ponto de vista educacional. "Além de valorizar a ciência, a divulgação científica traz excelentes informações e auxiliam na disseminação do conhecimento para a população ufopiana e em geral". Ela acrescenta, ainda, que a divulgação científica também tem um importante papel de prestação de contas para a sociedade. "A UFOP também tem como missão mostrar que existe um retorno dos recursos públicos investidos na Universidade", afirma.