A primeira roda de conversa em comemoração ao início do programa "De mãos dadas com Pereira", nesta segunda (19), reuniu a reitora da UFOP, Cláudia Marliére, o diretor geral do IFMG, Reginato Fernandes dos Santos, representantes da Samarco e de cerca de 14 entidades do distrito de Antônio Pereira, além de integrantes da comunidade. Além da celebração, o encontro remoto teve como finalidade detalhar as atividades a serem realizadas no distrito.
A iniciativa propõe expandir e articular os conhecimentos da Universidade com os da comunidade e atender demandas pertinentes da região. As reivindicações feitas pelos moradores foram previamente analisadas pelas instituições de ensino e pela Samarco e puderam auxiliar no planejamento das atividades propostas.
O desenvolvimento e coordenação dos projetos são realizados pelos professores da UFOP Aisllan Diego de Assis, Cristiano Luís Turbino de França e Silva e Silvia Mendonça Vieira, assim como pela Pró-Reitoria de Extensão, com os técnicos-administrativos Flávio Andrade e Gilceia Freitas Magalhaes.
O professor Aisllan Diego de Assis lembrou que a proposta de incluir o distrito de Antônio Pereira surgiu diante da oportunidade de submeter o projeto ao edital interinstitucional. "A extensão em interface com a pesquisa é importante, porque é a extensão dos conhecimentos de saberes científicos em conexão com saberes populares e comunitários. Isso é muito raro ultimamente em tempos de escassez e mau direcionamento das políticas públicas”.
O programa é formado por três projetos que ligam diferentes campos do conhecimentos da Universidade:
Medicina, com o Grupo de Cuidado e Acolhimento: Saúde mental e saúde da família;
Engenharia de Produção: Pereira Lab! Laboratório de informática e robótica;
Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pães, quitandas e mel - curso profissionalizante e de geração de renda.