Ir para o conteúdo

Projeto da UFOP participa de intervenção contra o suicídio em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Ouro Preto
A partir de uma parceria entre o projeto de extensão "Abordagens do suicídio: cuidado, acolhimento e prevenção", a Prefeitura de Ouro Preto, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e o Centro de Valorização da Vida (CVV), foram instaladas placas de prevenção ao suicídio na Curva do Vento, como é conhecida a Avenida Lima Júnior. A instalação foi na última sexta (21).
 
O local, marcado pela procura de pessoas que estão em um momento de desespero, agora conta com mensagens de apoio como "você não está sozinho" e "não desista". Foram instaladas 13 placas, que também motivam quem precisa a buscar ajuda e incluem números de emergência, inclusive do CVV.
 
O professor do curso de Medicina Aisllan Assis, um dos coordenadores do projeto, destaca que as abordagens do suicídio são sempre de difícil construção e sustentação, por isso a instalação das placas é um grande passo. "Esse é um motivo de comemoração, respeito e valorização por todos e todas que juntos e juntas constroem e sustentam o cuidado e acolhimento às pessoas que em qualquer situação vivem e sobrevivem ao suicídio", afirma.
 
 
O curso de extensão "Abordagens do suicídio: cuidado, acolhimento e prevenção" foi desenvolvido em 2019 com o objetivo de vencer o silenciamento em torno do suicídio, problema grave e incidente em Ouro Preto, sensibilizando e convocando esforços para a construção de abordagens de cuidado e acolhimento a vítimas, sobreviventes e comunidades que tanto sofrem com esses acontecimentos.
 
Quando o curso foi finalizado, ainda eram previstas outras atividades, como a construção de um plano coletivo e popular para as abordagens do suicídio em Ouro Preto. Com a pandemia, não foi possível dar continuidade, mas agora, com a instalação das placas, parte do que era previsto tornou-se realidade.
 
APOIO - O CVV é uma associação sem fins lucrativos que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, de forma anônima e sigilosa, para todas as pessoas que querem ou precisam conversar. Além dos atendimentos, o CVV desenvolve outras atividades de apoio emocional, autoconhecimento e prevenção do suicídio em 70 cidades do Brasil, incluindo Ouro Preto. O número de atendimento é 188.

Veja também

24 Fevereiro 2025

Os interessados devem enviar carta de interesse, expectativas e histórico escolar para coletivo.anticapitalista@ufop.edu.br . As inscrições podem ser feitas até...

Leia mais

19 Fevereiro 2025

Alunos do curso de Jornalismo da UFOP lançaram a segunda edição da Revista re.lato, produzida pelo projeto de extensão Cultura...

Leia mais

18 Fevereiro 2025

O coletivo AMEOPOEMA, em parceria com o Cine Vila Rica, Proex, TV UFOP, Rádio UFOP e Museu da Inconfidência, realiza...

Leia mais

18 Fevereiro 2025

O projeto de extensão "Taxonomia aplicada à conservação da flora: experiências, ferramentas e informações para comunidades e gestores em prol...

Leia mais